Skip to main content

Opções de Ativação do Clique

 

A configuração padrão do Colibri utiliza o Clique Automático, que é acionado por temporização e ocorre quando o cursor permanece completamente parado por um segundo. Essa configuração facilita o primeiro contato e o aprendizado para tarefas básicas, como abrir aplicativos, tirar selfies e navegar na internet, mas pode ser limitante para usuários avançados que buscam fazer atividades mais complexas, como arrastar ícones ou editar imagens.

O Clique Facial é acionado por meio de pequenos gestos faciais captados por um sensor infravermelho presente no Colibri. Dependendo da posição do aparelho relação ao rosto, o Colibri pode fazer o clique do mouse ao detectar sorrisos, inflar das bochechas, piscar dos olhos, franzir de sobrancelhas, movimentos dos lábios, movimentação do maxilar ou contrações de outros musculos faciais.

Clique Automático

  • Controlado por temporização
  • Simplifica o primeiro contato
  • Não exige ajustes na posição do Colibri no rosto
  • Excelente para atividades de baixa complexidade, como abrir aplicativos, navegar na internet e tirar selfies

Clique Facial

  • Controlado por gestos faciais
  • Requer um pouco mais de treino
  • Exige um posicionamento preciso do Colibri em relação ao rosto
  • Ideal para atividades mais complexas que exigem controle fino, como arrastar ícones, selecionar textos, editar imagens ou desenhar

CLIQUE FACIAL – USANDO O PISCAR DOS OLHOS OU A BOCHECHA PARA CLICAR

No app My Colibri é possível habilitar o sensor de gestos faciais do Colibri para permitir fazer os cliques usando piscadas firmes dos olhos ou contrações da bochecha. Esse modo de clicar exige maior controle dos músculos faciais, especialmente das pálpebras ou das bochechas, portanto, não é indicado para todas as pessoas. Antes de você tentar mudar os ajustes sozinho, recomendamos chamar a gente no WhatsApp para te ajudar a configurar o pássaro até ficar perfeito pra você.

 

  • Com o Colibri já habilitado para captar gestos faciais (via app My Colibri), coloque os óculos no rosto. O sensor facial deve ficar a cerca de 2 cm da pálpebra ou da bochecha direita.

 

  • Para fazer os cliques com sorrisos ou contrações faciais, posicione o Colibri de forma que a abertura do sensor facial esteja voltada para a bochecha.
  • Para fazer os cliques com o piscar dos olhos, posicione o Colibri de forma que a abertura do sensor facial esteja apontada para a pálpebra.

 

  • Mova cabeça e verifique se o ponteiro do mouse se desloca na tela conforme o seu movimento. Pode levar alguns segundos até o ponteiro começar a se mover.
  • Experimente piscar firmemente os olhos ou sorrir. Se a posição estiver correta, você ouvirá um bipe sonoro e o mouse dará um clique na tela.

 

  • Se o piscar/sorrir não estiver causando o bipe sonoro, experimente aproximar um pouco mais o Colibri do rosto. Faça isso flexionando ou torcendo o eixo ajustável que liga o Colibri à presilha.
  • Se o bipe sonoro estiver constante, mesmo quando não estiver piscando/sorrindo, experimente afastar um pouco mais o Colibri do rosto. Faça isso flexionando ou torcendo o eixo ajustável que liga o Colibri à presilha.

 

logotipo do colibri somente na cor preta

NÃO DEU CERTO DE PRIMEIRA? Não se preocupe.

 

 

O Colibri foi projetado e construído sob a premissa de que a tecnologia assistiva precisa se adaptar ao indivíduo, e não o contrário. No entanto, isso nem sempre acontece no primeiro uso. Chame a gente no WhatsApp  para encontrarmos juntos o ajuste perfeito do Colibri para você.

Próxima etapa: ROLAGEM DE TELA

Resolução de Problemas

Ouço o som de ativação do clique, mas o clique não é reconhecido pelo aparelho

Se você estiver utilizando iOS (iPhone ou iPad), certifique está com a versão 13.4 ou superior. Lembre-se que é necessário ativar o recurso AssistiveTouch nas configurações de acessibilidade do seu dispositivo (Ajustes > Acessibilidade > Toque > AssistiveTouch).

Alguns aplicativos e softwares não respondem ao clique simples do mouse e precisam de um clique duplo, ou simplesmente não reconhecem o mouse.

Para ajuda personalizada, entre em contato com o nosso suporte via WhatsApp clicando aqui.

Como faço os cliques usando o Colibri?

O clique pode ser feito de duas formas: por tempo ou por gesto facial.

O clique por tempo acontece automaticamente, sempre que o cursor permanecer parado sobre um alvo por um pequeno intervalo. Essa é a forma mais simples de clicar e mais apropriada para quem está usando o Colibri pela primeira vez.

Já o clique por gesto facial acontece quando a pessoa faz pequenos movimentos do rosto, como um sorriso ou piscar dos olhos, que são detectados pelo Colibri. Esse modo permite clicar com mais rapidez e, também, fazer atividades que exigem arrastar o ponteiro enquanto o clique é mantido.

Você escolhe a forma de clicar usando o aplicativo My Colibri.

Tenho dificuldades em piscar os olhos, com posso clicar com o Colibri?

Nesse caso, o clique do mouse pode ser feito automaticamente, sempre que o cursor permanecer parado sobre um alvo por um pequeno intervalo.

Em caso de dúvida, nossa equipe de atendimento pode avaliar a pessoa remotamente para melhor determinar a chance de adaptação.

Entre em contato com o nosso suporte via WhatsApp clicando aqui.

Meu Colibri fica clicando o tempo todo

No Clique Automático você pode aumentar o tempo de espera para ativação do clique com o aplicativo de ajustes avançados.

Se estiver utilizando o Clique Facial, ajuste o posicionamento do sensor e experimente afastá-lo um pouco da pele para reduzir sua sensibilidade.

Para evitar cliques acidentais, utilize a função de SUSPENSÃO sempre que não quiser controlar o aparelho.

Para ajuda personalizada, entre em contato com o nosso suporte via WhatsApp clicando aqui.

USA